A 54ª edição do Circular Campina Cidade Velha abre o mês de dezembro na cidade com programação variada nos três bairros fundadores da cidade, Campina, Cidade Velha e Reduto, mas além de exposições, shows, gastronomia e muito mais, o projeto inova lança o seu Ecocopo, que será trocado por latinhas de cerveja e garrafas pets, neste domingo, 1 de dezembro.
Neste domingo, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a AIDS, além de uma programação que promove a diversidade e semeia o respeito, a 54ª edição do Circular Campina Cidade Velha também traz ações de sustentabilidade. O projeto conta com patrocínio do Banco da Amazônia e do Governo Federal do Brasil – União e Reconstrução, além do apoio do Fórum Landi/UFPA.
Quem estiver pelo circuito, poderá trocar 3 latinhas de cervejas ou 5 garrafas pet, por um Ecocopo Circular, criado especialmente para esta ação. O público precisa estar atento aos pontos de troca: Praça do Carmo, Ateliê Jupati (no Fórum Landi – Praça do Carmo), no Corredor Guaymiaba, na Félix Rocque, e na Casa das Icamiabas (próx. a Sé), ambos Cidade Velha, e na Vila Prana, no bairro do Reduto.
Das 8h às 20h, o público poderá circular em diversos espaços. Na programação, o Circular Apresenta oferecerá dois shows, um na Campina, às 11h, em frente ao banco da Amazônia, com a apresentação da cantora Railídia, paraense que retorna a Belém depois de longa temporada na capital paulista, e do mestre Ronaldo Silva, na Praça do Carmo, a partir das 18h, na Cidade Velha.
Para as crianças, entre outras opções, tem a 11ª edição do Circuitinho Circular que convida todos e todas a conhecerem o patrimônio cultural da cidade. A concentração será às 8h30, na Praça do Carmo, antes de saírem numa caminhada até o Palacete Pinho.
O Circular destaca também a programação do Centro de Testagens e Aconselhamento de Belém – CTA. Neste domingo, a unidade estará aberta para Testagens e Aconselhamentos. Haverá uma feirinha de artesanato e comidas, além de uma blitz de prevenção com distribuição de preservativos (masculino e feminino) e material informativo. Esta programação acontecerá das 8h às 14h, na Travessa Rui Barbosa, 1059 entre Boaventura da Silva e José Malcher.
Bairro da Campina: Arte, música, gastronomia
No bairro da Campina, a programação da Assembléia Paraense – Sede Social (10h às 15h), traz a exposição “Territórios e identidades: Paisagens em trânsito”. Curada por Nathália Almeida, a mostra conta com obras de Paula Sampaio, Miguel Chikaoka, Irene Almeida e outros artistas renomados. A exposição também traz música ao vivo a partir das 12h, acompanhada de uma seleção de comidas e bebidas, criando um ambiente perfeito para desfrutar da arte e da cultura.
Nas proximidades, a Associação Fotoativa (9h às 18h), na Praça das Mercês, traz a Marca D’Água e uma feira de impressões independentes. Expositores como Fillipe Rodrigues, Yza Dorian e Matheus Aguiar estarão apresentando seus trabalhos. Durante todo o evento, também será possível conhecer a exposição ao ar livre com cartazes de filmes e participar de oficinas de ilustração digital.
Para quem procura um toque mais refinado, a Casa Igá – Cozinha, Estúdio e Design (11h30 às 15h) traz o Cardápio de Afeto com uma refeição típica da Amazônia. Já a Avintura Vinhos Finos, na Rua Carlos Gomes (9h às 13h), oferece degustações de vinhos e opções exclusivas da região.
Às 11h, o Circular Apresenta no Calçadão da Presidente Vargas trará o show “Chegada”, com a cantora Railídia, cantora paraense de volta a terrinha após quase 30 anos vivendo na capital paulista. Os músicos Gileno Foinquinos (guitarra), Príamo Brandão (baixo) e Marcos Santana (bateria) a acompanham.
No Espaço Cultural Banco da Amazônia (9h às 13h), a exposição “Tecnobarca Bailique” estará aberta ao público, reunindo fotografias e instalação sonora sobre as comunidades ribeirinhas do Amapá. A exposição foi premiada pelo edital de ocupação do Espaço Cultural do Banco da Amazônia e segue aberta até 20 de dezembro.
Cidade Velha: mergulho na história e cultura local
Em pleno coração de Belém, o Bairro da Cidade Velha traz atividades que fazem um passeio pela história e pela arte contemporânea. O Ateliê Jupati (9h às 16h), no Fórum Landi, apresenta a exposição “Duas Feiras”, dos fotógrafos Leo Jinkings e Walter Gomes, que trazem olhares distintos sobre a Feira do Açaí.
Durante todo o dia, uma feirinha criativa estará acontecendo no local, com diversos artesanatos e produtos feitos por artistas locais. Às 14h, um bate-papo sobre o 8º Toró Festival Audiovisual Universitário de Belém trará ainda mais reflexão sobre a produção cinematográfica local.
Na Casa Apoena (12h às 19h), a programação começa com um almoço e continua ao longo da tarde com feirinha criativa e apresentações de música ao vivo. Adilson Alcântara se apresenta às 14h, e, mais tarde, a DJ Nat comandará o som com uma seleção de vinil, em uma festa na calçada.
Ainda na Cidade Velha, a Confraria do Fraga (11h às 20h) oferece boa música e gastronomia para todos os gostos, enquanto a Feira Paraoara (10h às 17h), no Teatro Popular Nazareno Tourinho, na Praça do Carmo, traz a riqueza da cultura amazônica, com produtos locais e apresentações culturais. A programação no bairro encerra com o show “O Tambor Ilumina”, com Ronaldo Silva (Arraial do Pavulagem) e banda.
Bairro do Reduto: patrimônio e cultura
Já no Reduto, o Espaço Vem (10h às 18h) será o palco da abertura oficial da temporada natalina, com mais de 40 empreendedores regionais e um restaurante preparado para servir pratos típicos da culinária paraense. A Mururé, o restaurante do local, oferecerá delícias como strogonoff de frango com jambu, maniçoba, camarão e caranguejo. Para acompanhar, uma cerveja gelada da galera do breja beer promete ser a escolha ideal.
Às 15h, a música fica por conta de Rock Doido Do Raul, com Raul Bentes tocando o melhor do rock paraense na calçada, criando uma atmosfera animada e descontraída para todos os públicos.
O Memorial dos Povos (9h às 13h), localizado na Av. Gov. José Malcher, estará com visitas guiadas e o projeto ENCANTA Brasil, com apresentações musicais e culturais, além de um evento que busca promover a ópera no Brasil. Por fim, a Vila Prana (10h às 16h) oferece uma série de atividades culturais, com destaque para o evento de gastronomia e vendas de produtos típicos da região.
Serviço
54ª edição do Circular Campina Cidade Velha. Das 8h às 20h, em diversos espaços situados nos bairros da Campina, Cidade Velha e Reduto. Consulte os detalhes: PROGRAMAÇÃO EDIÇÃO 54 . O projeto conta com patrocínio do Banco da Amazônia e do Governo Federal do Brasil – União e Reconstrução, além do apoio do Fórum Landi/UFPA.