Circuitinho histórico para crianças no 43º Circular

As histórias que atravessam a Rua Siqueira Mendes, no bairro da Cidade Velha, contadas para crianças de 5 a 10 anos! A ação contará com intérprete de LIBRAS para atender o público infantil de forma democrática e inclusiva.

É o que propõe o “Circuitinho Circular – Pequenos passos: A Rua é a história”, uma caminhada com paradas estratégicas para contar aos pequenos, as coisas sobre o lugar e apresentar-lhes o patrimônio cultural material e imaterial presentes no trecho que vai da Praça Frei Caetano Brandão e segue até a Praça do Carmo, onde se entrará no Fórum Landi para atividades de desenho e pintura, finalizando a ação.

Tarta-se de uma iniciativa inédita de educação patrimonial, com a ideia de promover a percepção e reflexão das crianças quanto à importância de preservar e valorizar os bens históricos, memória e as manifestações culturais que nos cercam por meio de uma caminhada. A ação se integra a circulação da 43ª edição, que reúne ainda 26 espaços abertos com programação cultural, nos bairros da Cidade Velha, Campina e Reduto.

A pequena caminhada, para as crianças interessadas em conhecer mais sobre a história da cidade, tem concentração às 9h, na Praça Frei Caetano Brandão, com saída às 9h30, pela rua Siqueira Mendes. Ao longo do trajeto serão feitas paradas com intervenções teatrais, onde os condutores da ação, com coordenação da pedagoga Luci Azevedo, trarão informações históricas de prédios, casarões e igrejas existentes ao longo do percurso, que finaliza no Fórum Landi com atividades lúdicas de desenho e pintura.

“Este ano já é nossa segunda ação educativa, dentro da programação bimestral do projeto, tendo as crianças como público alvo. É importante que as crianças vivenciem a cidade e estabeleçam relações de afeto com os espaços históricos”, diz Luci Azevedo, pedagoga e integrante da equipe gestora do Circular Campina Cidade Velha.

A rua escolhida foi proposital, pois se conta, a partir dela, muitas histórias sobre a cidade e seu patrim6onio cultural material e imaterial. Além de ser a primeira rua aberta pelos colonizadores portugueses dando inicio a cidade de Belém, ela é um corredor importante da nossa história interligando as praças Frei Caetano Brandão e do Carmo.

“Percebemos que a rua Siqueira Mendes, por toda sua relevância histórica, seria o nosso lugar de partida para iniciarmos esse projeto. Faremos

um percurso que, além de pedagógico com narrativas feitas por mim e pela professora Geógrafa Magaly Caldas, também será lúdico com intervenções teatrais com o artista Cleber Cajun, contando histórias de personagens comuns da cidade”, explica Luci.

Inscrições: Enviar nome do responsável pela inscrição e da crianças, citando a idade e autorização dos pais para a captação de imagens – E-mail: circularcampina01@gmail.com.

Serviço

Circuitinho Circular “Primeiros Passos – A rua é a história””. Concentração: 9h – Local: Praça Frei Caetano Brandão – Complexo Feliz Lusitânia – Cidade Velha. Saída: 9h30 – Percurso: Rua Siqueira Mendes – Praça do Carmo – Fórum Landi. Mais informações circularcampina01@gmail.com . Para ver a programação completa da 43ª edição do Circular Campina Cidade Velha, acesse: PROGRAMAÇÃO.

 

default

Vem circular e celebrar o patrimônio cultural

8 meses atrás

3fbbcb_eb54f7e37fc74bc596171ea9059d9c2b~mv2

Lacore/UFPA debate patrimônio em webinar

5 anos atrás

3fbbcb_87cf516e26f441d8b9e81816be51f60d~mv2

Circular realiza edição para ficar em casa

5 anos atrás

3fbbcb_2e90585e5d124abf9af651231215bff9~mv2

Revista Circular chega a 7ª publicação digital

5 anos atrás

IMG_4570

Circular realiza edição extra com o MICBR 2023

1 ano atrás

3fbbcb_0c769f392e8b45db949f0d76f9aae7f8~mv2

Banco da Amazônia renova apoio ao Circular

5 anos atrás

Assine nossa news e receba todas as novidades sobre o Projeto Circular