Neste domingo, dia 12 de novembro, o projeto Circular Campina Cidade Velha será palco de uma edição extra e especial, em parceria com o MICBR – O Mercado das Indústrias Criativas do Brasil.
O evento que iniciou na última quarta-feira, 8 de novembro, com realização do MinC e OEI, no Hangar, reunindo empreendedores das cinco regiões do país e de 17 países, vai encerrar com imersão no centro histórico de Belém, numa programação vasta, nos três bairros históricos da capital paraense, com participação de 30 espaços culturais criativos, além de museus, restaurantes e instituições ligadas à cultura e ao patrimônio.
Circuitinho, Carimbó de Icoaraci e Amazônia em Pé
Nesta edição extra o projeto traz a realização da quinta edição do Circuitinho, que traz ações de educação patrimonial para crianças, e que desta vez traz como tema “Brincando entre as memórias da Cidade Velha”, que convida as crianças a caminhar pelas ruas do bairro, num passeio pela memória e pela história.
A concentração é às 8h30 na frente do Museu do Estado do Estado do Pará – MEP, com saída às 9h, em direção à Praça do Carmo, onde as crianças participam de contação de histórias com Otânia Freire. Vale ressaltar que nesta edição haverá participação de alunos do Instituto Felipe Smaldone com suas famílias; e crianças do Projeto Social Márcia Guimarães Arruda, polo Acolher, bairro da Sacramenta.
Também na praça, será realizada mais um “Circular Apresenta”, que vai proporcionar, no final da tarde, a fruição de um show de tambores e cantorias, com o grupo Carimbó de Icoaraci. Intitulada “Encontros de Cantadores da Cultura Popular”, a apresentação tem à frente os músicos Luizinho Lins e os mestres Lourival Igarapé e Nego Ray. Participação de Neia das Maracas, Silvio Barbosa, Buiu Mãos de Veludo, Gleidson Carrera e Ney Lima Pela Paz.
E durante todo o domingo, a tenda do “A Amazônia de Pé”, movimento nacional pela proteção das florestas e dos povos tradicionais, estará recolhendo assinaturas em prol da floresta, somando a ação à diversas outras iniciativas e ativistas mobilizados em redes, ruas e rios de todas as regiões do país.
Comenda Eneida de Moraes
A edição também celebra a “Comenda Eneida de Moraes”, recebida no último dia 7 de novembro, pelo Governo do Estado, via Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (DPHAC/SECULT), que homenageia “Pessoa ou Projeto de Pertença do Patrimônio Cultural do Estado do Pará”, por sua contribuição e atuação na preservação e valorização do Patrimônio Cultural do Estado do Pará.
Inspirada na obra e no ativismo cultural da escritora e jornalista, carnavalesca e ativista cultural Eneida de Moraes, a comenda foi criada para reconhecer pessoas e entidades que se destacam por seus relevantes serviços e atuações em prol da cultura e do patrimônio. A entrega foi numa cerimônia na Igreja de Santo Alexandre. O Circular também já é detentor do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, recebido do IPHAN, em 2018.
Parceria com MICBR
Outra satisfação do projeto é esta parceria com o MICBR, evento realizado com objetivo de fomentar e impulsionar o crescimento dos setores criativos, facilitar a circulação de bens e serviços culturais, estimular a internacionalização da produção cultural nacional e promover a profissionalização dos agentes culturais brasileiros.
Além disso, o Mercado reuniu empresas, criadores e empreendedores de 15 setores: Áreas Técnicas, Artesanato, Artes Visuais, Audiovisual & Animação, Circo, Dança, Design, Editorial, Gastronomia, Hip Hop, Jogos Eletrônicos, Música, Moda, Museus e Patrimônio e Teatro.
A 48ª edição (EXTRA) do Circular, com MICBR, tem co-realização do MinC e OEI, que contam com o patrocínio master da Vale e do Instituto Cultural Vale. O MICBR também tem apoio do Sebrae, YouTube, Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco da Amazônia (BASA), além do Governo do Estado do Pará, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, e pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém e da Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana.
Acesse a programação completa aqui no site ou no IG @circularcampinacidadevelha