A 45a edição do Circular Campina Cidade traz de volta o “Circular Apresenta”, um projeto que traz para o circuito a música paraense em suas mais variadas vertentes, em shows ao ar livre, começando pela manhã e tardes deste domingo, 4 de junho. Nesta edição, o Circular campina Cidade Velha tem patrocínio do Banco da Amazônia, Governo Federal, e apoio da Fumbel, Prefeitura de Belém, e Secult, Governo do Pará.
É a quarta edição do Circular Apresente que desta vez traz ao bairro da Campina, o show “Banjo Amazônico”, de Luizinho Lins, que se apresentará no calçadão do Basa, na Presidente Vargas, com a Carlos Gomes, abrindo o folguedo junino com muito carimbó, xote e forró, a partir das 11h.
Luizinho Lins é músico e pesquisador dos ritmos amazônicos. Integrante do Trio Chamote e uma das lideranças do carimbó, em Icoaraci, atuante no Espaço Coisas de Negro, ele traz ao Circular uma apresentação para ampliar sonoramente o clima junino da circulação.
Já na Cidade Velha, na Praça do Carmo, o Circular Apresenta inicia às 17h, com show “Samba Afro Amazônico”, da sambista Dona Socorro Jardim, 77 anos, cantora festejada no bairro da Pedreira e que acaba de lançar o seu primeiro álbum em todas as plataformas de música. Trazendo repertório autoral, a cantora apresenta as 8 faixas de composições de grandes compositores, como Noca da Portela, Adamor do Bandolim e Almirzinho Gabriel. A apresentação, além de convidada pelo Circular, também tem apoio da Milton Kanashiro – Arte, Cultura e Cidadania.
Em seguida, às 18h30, a programação musical segue com Raízes Latinas, que reúne o trabalho do percussionista paraense Nazaco Gomes (Trio Manari) com o paranaense Gabriel Dietrich (Farofa Tropikal). O projeto combina as melodias de Gabriel fortemente influenciadas pelas guitarradas dos mestres paraenses, com ritmos amazônicos, caribenhos, latino americanos e africanos resultados de pesquisas de Nazaco.
A programação da 45a edição do Circular Campina Cidade Velha vai das 8h às 20h, em diversos espaços espalhados pelos bairros da Campina, Cidade Velha e Reduto. Para saber de todos os detalhes acesse também as nossas redes sociais no facebook e no Instagram @campinacidadevelha
Atualizado: 2 de jun.