Pesquisar
Close this search box.

44a edição do Circular

O Circular Campina Cidade Velha realiza a primeira edição de 2023, neste domingo, 2 de abril, com programação no centro histórico de Belém. São 30 espaços culturais espalhados entre os bairros da Campina, Cidade Velha e Reduto, que estarão abertos, das 8h às 20h, com atividades que vão da música à gastronomia, da roda de conversa à exposição. Este ano é também especial, pois celebra uma década do projeto.

Além das cinco circulações anuais que ocorrem geralmente nos primeiros domingos de abril, junho, agosto, outubro e dezembro, o projeto edita uma revista digital (https://issuu.com/projetocircular) que aborda patrimônio, arte e direitos culturais; já realizou dois documentários sobre a rede parceira e suas ações, e realizou 3 fóruns para discutir patrimônio, cidadania e sustentabilidade, levando propostas ao poder público, de melhorias no centro histórico, entre tantas outras ações e participações em debates que envolvem ainda economia criativa e turismo cultural.

Em 2018, o projeto foi contemplado com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo IPHAN em reconhecimento às contribuições do Circular na área do patrimônio cultural e educação patrimonial.

10 anos de circulação e educação patrimonial

Este ano, o Circular quer celebrar a primeira década com o público e moradores dos bairros do centro histórico, além de reunir com mais proposições com o poder público, a fim de somar nas iniciativas de preservação e melhorias do centro histórico e educação patrimonial, vislumbrando fortalecimento da economia criativa, das artes e da gastronomia presentes nesta área da cidade como porta vozes da cultura paraense. A ideia é que esses bairros sejam espaços de fruição de patrimônio, cultura e de turismo comunitário, com infraestrutura, acessibilidade e segurança.

Nesta 44ª edição, além das programações culturais, o público também vai poder levar seus materiais descartáveis e reaproveitáveis até o Ecoponto fixado no Porto Futuro, durante toda a semana, de terça a domingo, das 9h às 13h e das 15h às 19h, para trocar pela Moeda Verde Digital Circular, e usar durante a circulação em seis espaços parceiros que já adotaram a economia verde: Espaço Valmir Bispo, Vila Prana (Bem Cafeinado e Prana Tropical), Confraria do Fraga e Amazônia Artesanal.

PROGRAMAÇÃO

BAIRRO DA CAMPINA

ASSEMBLÉIA PARAENSE – SEDE SOCIAL – Terrace – Horário de funcionamento: 10h às 16h. Endereço: Av. Presidente Vargas, 762.

Arte Photoclube AP – Exposição voltada para o mês do orgulho da causa autista

Música ao vivo a partir das 12h (voz e violão)

Venda de comidas e bebidas

Obs: Para acessar o clube é obrigatório apresentação do comprovante de vacina com esquema de vacinação completo (2 doses). Evento aberto ao público.

ASSOCIAÇÃO FOTOATIVA – Horário: Das 9h às 18h. Endereço: Praça Barão do Guajará, 19 (praça das Mercês), contato: (91)9.91366479

Exposição “Raio-que-o-parta: Cacos e Cores no Pará”

Sinopse: Exposição apresenta imagens de casas com estilo arquitetônico modernista Raio-que-o-parta. A Rede Raio-que-o-parta, grupo de arquitetas formado por Elis Almeida, Elisa Malcher e Gabrielle Arnour.

Lançamento: Cartilha Raio-que-o-parta (9h)
Feira Expositiva – Raio-que-o-parta (9h)
Audiovisual – bate papo e exibição do filme curta metragem “Um céu partido ao meio”, da artista visual Danielle Fonseca. Participação do artista Lucas Negrão com três obras da série “Raio que parte a história”.

Lançamento do livro: “Devir Poético da Liberdade”, de Rafael Fernando (10h)

O livro aborda questões sociais, raciais e da dignidade humana. É dividido em quatro atos e foi escrito no período do isolamento social em 2020 em decorrência da Pandemia da Covid-19.

Oficina de Pincel de Luz e pintura – Com Irene Almeida e Mauro Joaquim
Horário: 10h às 12h + Valor: R$ 30,00

Criar imagens utilizando apenas o princípio básico da fotografia – a luz que modifica a matéria fotossensível (papel fotográfico) quando em contato com químicos como o revelador e o fixador. Nesse circular a pintura também será integrada à oficina como forma de criação.

Delícias da Nice – Para comer e saborear o tempo com quitutes de colaboradores da Fotoativa, com delícias da Nice da Luz.

Bar Fotoativa – Água, refrigerante e cerveja.

Lojinha – Produtos Fotoativa + Livros e revistas de Arte, Educação e Patrimônio, para ler, comprar e compartilhar.

CASA IGÁ
– Horário: 11h30 às 18h, Endereço: Tv. Frei Gil de Vila Nova, 215 – Contato: 98417.4209.

Restaurante e Mercearia, a Casa Igá apoia e valoriza a agricultura orgânica familiar. Farinha vem da mandioca trabalhada no tacho; o jambu orgânico e fresco tem seu tempo de cultivo e colheita respeitado antes de aqui se tornar o pesto de jambú.

O cupuaçu que se transforma em doce com pimenta; manga e jambo viram um delicioso picles; nossas frutas locais estão nos sucos e sobremesas.

Os ingredientes chegam “in natura” e são cuidados e (re)transformados pelas mãos de nossa cozinheira Oriana, traduzidos em forma de alimento, história e cuidado.

CAS’AMAZONIA BRASIL – Horário: 9h às 17h. Endereço: Travessa Campos Salles, 752. Contato: (91)9 9275-9389.

Destaque: A Oca Nômade, um projeto liderado pela chef Raquel Sobral e a Sommelière Christianne Rosas apresentam um almoço com pratos harmonizados com vinho orgânico.

9h às 10h: Aula de yoga com a mestre Tunga Vidya

11h às 12h: Visita guiada na Cas’Amazonia

12h: almoço Oca Nômade harmonizado com vinhos orgânicos (unidades limitadas)

10h às 17h: exposição de fotos, de artistas da Amazônia Paraense

10h às 17h: feira de artesanato, marcas paraenses e autorais

CASARÃO DO BONECO
– Horário: 10h às 18h. Endereço: Av. 16 de novembro, 815 – próximo a Praça Amazonas. Contato: 91 98608-6006/ 98923-1803.

Nesta edição haverá a cobrança de Contribuição Consciente no Envelope para ajudar a manutenção da casa. Participe e divirta-se.

9h Oficina: Cardioyoga para pais e filhos, com Carol Vilar
10h Coletivo de Animadores de Caixa
10:30h Contação de histórias:
Alice e a criatura Madan, com Aline Lira
Causos da Morte Morrida – Grupo Folhas de Papel
12h O som do Vinil – Leonel Ferreira e Marcelo Malcher
15h Conversa Com: Papo de Vinil, com Léo Bitar
17h Pocket show Girandolando + Lançamento de Livro, com Cris Rodrigues, Giselle Grizz e Rita Melém.

CENTRO CULTURAL DA JUSTIÇA ELEITORAL DO PARÁ – CCJE – Horário: 9h às 16h. Endereço: Rua João Diogo, 254, Campina – Belém-Pará (ao lado do Corpo de Bombeiros), Contatos: 3346-8018/8521.

Térreo – 4º Encontro de Multi Colecionadores – exposição de objetos, moedas, selos etc.

Exposição de longa duração “Cidadania – um olhar através do tempo”;

Galeria – Mezanino – Exposição

Registros Fotográficos das Eleições 2022 no Pará – mostra fotográfica que registra a logística de preparação e realização das eleições no Pará durante o ano de 2022;

COMITÊ ARTE PELA VIDA
– Horário: 10h às 17h – Endereço: Mercado Municipal Francisco Bolonha, sala 33 (Altos Ver o Peso), contato: 982802188.

10h- Grupo Carimbó Selvagem
12h- DJ Sainha
13h- Grupo Fé no Batuque/ Roda de Samba

Feira da Diversidade/15 Empreendedores
Loja Sustentável Arte Pela Vida.

Saúde: Exames, testagem, aconselhamento e informações.

Gastronomia: Restaurantes e Comidas Típicas

ESPAÇO CULTURAL BANDO DA AMAZÔNIA – Horário: 9h às 13h – Av. Presidente Vargas, esquina com R. Carlos Gomes.

Exposição “Gravado na Alma” – São mais de 60 obras de artistas nacionais e internacionais que compõem o acervo da coleção Eduardo Vasconcelos, com autoria de artistas cujos percursos seguem várias técnicas e poéticas.

ESPAÇO VALMIR BISPO E ATELIÊ JUPATI – 9h às 17h – End. Padre Prudêncio,681 (entre Carlos Gomes e Gama Abreu)- contato (91)8513.3347.

MIRONGA BAR – Horário: 11h às 18h. Endereço: Rua Caetano Rufino, 77 (Em frente à Igreja da Trindade e ao Lado da OAB Pará), contato: (91) 98231-3272

Inaugurado no final do ano de 2022, com a proposta de valorizar o centro histórico de Belém, combater a intolerância religiosa e promover a cultura local.

11h – Abertura da casa com Festival do Acarajé de Oyá e venda de Feijoada de São Jorge por $15,00 cada

16h – Discotecagem no vinil com Nat/Esquema

18h – Samba do Mironga com Roda de Samba Fé no Batuque

E + promos de caipirinha em dobro de 11h às 15h e promo de gin com 15% de desconto de 15h às 18h

Loja Use Bôta aberta para vendas e descontos gradativos de 5%, 10% e 15% a cada peça comprada da coleção Resort e 5% na coleção Mãe D’água

Bazar Romântica Feroz com desapegos de roupas, acessórios, sapatos, livros e vários outros itens no precinho!

Feira Colaborativa + Marcas autorais somando esse rolê, como Tman Barber, trazendo flash de tattoo com Uara e piercing com Dany Duarte, bijuterias com Biju da Lu e Oasis Artesanato, bolsas com Luah e doces e salgados com Doce Mangueirosa!

RESTAURANTE DONA JOANA – Horário: 11h às 18h – Endereço- Travessa Campos Sales 482; (91)99281.7005.

Almoço e café da tarde (cozinha zero glúten e zero lactose)

ROTEIRO GEO TURÍSTICO
: Roteiro Complexo do Ver-o-Peso – Homenagem ao aniversário de 397 anos.

Saída às 8h30: Do Hall de entrada no Terminal Turístico da Estação das Docas (Portão da Avenida Boulevard Castilho França)

Ir com tênis, boné, protetor solar e roupas leves,
O roteiro é a pé pelas ruas, não entramos nos prédios e termina por volta do meio dia.
O roteiro será realizado mesmo com chuva, recomenda-se levar guarda-chuva e capa de chuva.

Informações: Cel. (91)98831-1480 + E- mail: mariagg29@gmail.com

USKBELÉM #11 – Desenhando o centro histórico de Belém. Horário: Das 9h às 11h. Endereço: Mercado Municipal de Carne Francisco Bolonha.

Ponto de encontro: Na entrada que fica de frente para o Solar da Beira.

O que desenhar: A escadaria circular, os pavilhões, os restaurantes, a arquitetura, as pessoas, o movimento. A escolha é livre.

Sobre o local: Construído no ano de 1867. O Mercado faz parte do complexo arquitetônico e paisagístico do Ver-o-Peso tombado pelo IPHAN, em 1977, que compreende uma área de 35 mil m², com uma série de construções históricas, incluindo o Mercado da Carne, Feira do Açaí, Solar da Beira, Mercado Ver-o-Peso e outros.

Sorteio: No finalzinho do evento, às 10h40, os desenhos serão reunidos, haverá sorteio de um bloco de papel para aquarela

Sessão de fotos: Para compartilhar Belém com os urbansketchers do mundo.

BAIRRO CIDADE VELHA

AMAZÔNIA ARTESANAL – Horário: 9h às 16h- Endereço: Rua Dr. Malcher, 25. Ao lado da igreja da Sé. Cidade Velha. Contato: 91-981824147.

Loja aberta – Produtos autorais, itens para Páscoa, conservas artesanais, licores, salgados, cerveja gelada o dia todo, drinks e produtos para café

Degustação – Cold Brew – com Robusta Amazônico – café gelado com biscoitinho AmArte;

Brunch Energia

Café, leite, suco, tapioca, brusqueta com pão artesanal (geleia, queijo, presunto) e bolo de castanha.

Almoço: Tu és maní ou feiju?

Feijoada completa

Maniçoba das adubadas.

Informações e reservas: (91) 981824147.

BAR E RESTAURANTE NOSSO RECANTO – Horário: 11h às 20h – Endereço: Rua Siqueira Mendes, 24 Em frente à Praça do Carmo Cidade Velha. Contato: (91)98166-9812.

O Bar Nosso Recanto, conhecido como o Bar do Seu Salomão e Dona Ione, fica na Praça do Carmo, aberto desde 1977.

Palco da vida boêmia da Cidade Velha, segue como uma opção de boa música e comida gostosa na Cidade Velha.

Cardápio: Cervejinha gelada, petiscos gostosos como os deliciosos: Camarão empanado, unha de caranguejo, isca de peixe, maniçoba e sua boa seleção musical.

CASA SOMA CULTURAL – Horário: 9h às 18h. Endereço: Rua Capitão Pedro Albuquerque, 395 – Cidade Velha, contato : (91) 999273-3894

Circular Delas

09h – Abertura
09h às 18h Feirinha criativa e gastronômica
Quintal + Gardenart
Serenitar + Mãe Tô com Fome
Nara Reis + Isis Bouth
Veg Burger + Veg Casa + Verderosa

Programação

09h às 14h – Pula Pula (para crianças)
10h – Yoga
12h às 14h – Dj Carol C
14 às 16h – Massoterapia (Massagem terapêutica, Massagem com pedras quentes, Escalda pés, Aromaterapia)
16h – Roda das Lobas e o encontro com a mulher selvagem
18h às 19h – Júlia Passos.

Entrada solidária contribuição de alimentos e produtos de higiene feminina para doar para o Movimento de mulheres Olga Bernrio, que aqui em Belém tem ocupação de apoio a mulheres que sofreram violência

CANTO DO ZÉ – Horário: , Endereço: Travessa de Breves, 139 (esquina com a rua Óbidos), contato : (91) 98736.6601.

COLETIVO APARELHO – Horário: 10h às 18h – Endereço: R. São Boaventura (Mercado do Porto do Sal), contato : 98878.0936.

Exposição “Brincadeira na Margem” de Verônica Lima Feirinha Aparelho

Comidas e bebidas.

Programação

10h Contação de história “Caravana Brincante ” com Cajun e Otânia 11:30h Lanche Colaborativo
12h Mercado do Choro
14h Dj Dinei Teixeira
16h Pandeiro Livre.

CONFRARIA DO FRAGA – Horário: 10h às 20h – , endereço: Veiga Cabral, 439. Contato: (91)9. 86138-828.

Encontro de artistas e boêmios apreciadores de uma estética sensorial de muitas formas, inclusive gastronômica.

Exposição de pinturas assinadas por artistas de todo o Brasil
Pintura ao vivo com o artista Apollo Neves
Lançamento do Empório da Confraria
Temperos, molhos, azeites em petiscos campeões
Linha de utensílios decorativos de cozinha.

14h – Recital: João Daibes apresenta músicas de seu novo trabalho

ESPAÇO GASTRONÔMICO PIMENTA NA CUIA
– A partir das 11h- Rua Rodrigues do Santos, 186- Cidade Velha. (91)8296.7878.

Gastronomia
Exposição do artista plástico P.P. Condurú
Música: rock, blues, MPB

LE BISTROT AÇAÍ – Horário: 15h às 20h – Trav. Marquês de Pombal,44 (Feira do Açaí) (91)9110.9809

RESTAURANTE DO RUBÃO – A partir de 12h (meio-dia), Endereço: Tv. Gurupá, 312.

Cardápio de dar água na boca: caranguejo, filezinho, camarão, sururu e outras delícias do chef.

ESPAÇO CULTURAL REBUJO – Horário: 10h às 20h. Endereço: Rua São Boaventura,171. Contato: (91)8067.0580.

Programação
10h Abertura da casa
10h Feirinha criativa
12h Oficina formativa
12h Expo artística na galeria
14h Oficina formativa
14h Flash tattoo
15h Drinks
16h Discotecagem com Dj me gusta
17h Veropa Sessions
18h Discotecagem com Jon Jon
19h Big band Dbl
20h discotecagem com Celine

PAPEL DA AMAZÔNIA E ATELIÊ DO ZOCA – Horário: 9h30 às 16h. Endereço: Dr. Rodrigues dos Santos 181, entre Gurupá e Cap Pedro Albuquerque. Contato: (91)98129.7636

SISTEMA INTEGRADO DE MUSEUS- SIMM – Complexo Feliz Lusitânia. Entrada gratuita de 9h às 17h.

Visitação: Museu de Arte Sacra (Igreja de Santo Alexandre), Forte do Presépio (Museu do Encontro), Casa das Onze Janelas, Museu do Círio, Memorial Amazônico da Navegação (Mangal) e Museu de Gemas (São José Liberto).

VARANDA DO AXÉ – 8h às 18h – T.U. Ogum Beira Mar e Mamãe Oxum – Endereço: Travessa Gurupá nº 18, entre Dr. Assis e Rua São Boaventura (altos). Contato: (91) 98954-5313. (91)98891.6074.

Evento “Varanda do Axé” – Cultura de terreiro.
Abril é mês de São Jorge, e as casas de Umbanda costumam homenagear o orixá que foi sincretizado com o santo cristão.
Casa de Umbanda Ogum Beira Mar e Mamãe Oxum – Ampla programação cultural associada às tradições de terreiro e a Ogum

Programação
10h: Oficina de Rituais de Defesa
12h: Venda de feijoada especial e bebidas
14h: Lançamento do projeto Gira Literária
15h: Macumbarias sonoras com DJ Jack Sainha
16h30: Show com Iara Mê

BAIRRO DO REDUTO

ANTONIETA HOSTEL, CAFÉ E BISTRÔ – Horário: 8h às 18h. Endereço: Avenida Governador José Malcher, 592. Contato : 91 98727-2421 ou 91 98258-0380.

Casarão centenário reformado e preservado em suas características arquitetônicas onde o uso se adapta às suas configurações.

Recebe belenenses e turistas em um espaço que nos transporta no tempo, mas ao mesmo tempo é contemporâneo com suas cores e detalhes mantendo o patrimônio vivo.

CASA DO FAUNO – Horário: 9h às 20h. Endereço: Rua Aristides Lobo, n. 1061 (Entre Benjamim e Rui Barbosa), contato: (91) 9.8838.1808.

8h Café da Manhã + Feirinha de Moda e Livros (Pina loca, Brechó Maria Valentina e Sebo do Fauno)

9h às 11h Oficina “Gostou? Eu que fiz!”

Criação de estampa em ecobag, com Jucélia da Silva ( Artista e educadora Mestranda em Poéticas de Atuação em Artes – UFPA).

Durante a oficina os participantes irão explorar a criatividade utilizando a técnica do estêncil para produzir uma peça exclusiva.

Investimento: 25,00

Almoço musical

12h DJ Luiz Eduardo
14h Gigi Furtado
17h Jeff Moraes

LOJA AUTORAL VEM – Horário: 10h – 18h – Rua Ó de Almeida, 1083, (Entre Rui Barbosa e Benjamin), Contato: 98519.3612.

“Do cacau ao chocolate amazônico”
Em época de Páscoa, o espaço, em parceria com Instituto Peabiru convida a conhecer o processo de fabricação do chocolate amazônico, da colheita à barrinha.
Área externa: pilhas de frutos de cacau de várias espécies, cores e tamanhos e estufa de secagem.

O público poderá ver o nibs já seco e triturado, a fabricação, refinamento e modelagem, além de degustação dos chocolates fabricados no momento pelo Chef. Luciano Muramaqui (chocolatier) e suco de cacau.

Loja Autoral VEM

Mais de 20 marcas da cidade – Cultura regional, moda, acessórios e homedecor são alguns dos segmentos que você encontrará na casa.

16h – Música e gastronomia

DJ Grampolla tocando o melhor da Black e Soul music com a Festa Preciosa.
Comida regional com Kantinho da Helô.

CASA DOS PALHAÇOS/PALHAÇOS TROVADORES. Horário: 9h às 18h. Endereço: Tv. Piedade, 533, contato: (91)9.8827.7338.

Varal de desenhos de palhaços (aquarelas)
Valor:15 reais cada
Programação
09h às 12h – Oficina livre de técnicas circenses
Trapézio
Lira
Acrobacia
Perna de pau
Monociclo
Bola de equilíbrio

Valor: R$ 10,00
14has15h – Roda de Capoeira Angola
16h – Show
Ruth Costa e Camila Alves: Voz e violão
Valor: Pague quanto quiser

STÚDIO BOHHO – Horário: 9h às 16h. Endereço: Rua Tiradentes, n. 16, entre Tv. Piedade e Assis de Vasconcelos , contato : : (91) 99281-2122

10h às 11h: Roda de conversa “Arquitetura e Identidade: a Palafita como inspiração projetual.

As palafitas representam o habitar amazônico e são uma das nossas fontes de inspiração para os nossos projetos.

Para deixar esse papo ainda mais rico, haverá participação da arquiteta e mestra Kamilla Diniz para falar das estratégias utilizadas nessas habitações que podem facilmente ser aplicadas nos mais diferentes tipos de projetos.

Uma das marcas do escritório de arquitetura é a utilização de peças de antiguidades que se valorizam com o tempo, deixando o projeto mais personalizado. São peças únicas cheias de histórias para contar.

Exposições
Demethrius – Artista autodidata, que encontrou na arte seu escape. De traços firmes e orgânicos, ele passeia por diversas experimentações, desde pintura a objetos de decoração.
Bárbara Savannah – Artista marajoara que carrega consigo as raízes do nosso estado. Sua arte transforma restos de madeira de embarcação em telas que viram obras de arte.
Igor Oliveira – Mostra parte da coleção “Pássaros Azulejos”

Cozinha criativa
Evelyn e Laíse transformam o ato de comer numa experiência sinestésica e surpreendente, utilizando ingredientes orgânicos provenientes da agricultura familiar.
Sabor amazônico, intenso, original. Essas três características descrevem a Cervejaria Uriboca, cerveja artesanal, produzida com frutas tipicamente amazônidas e tropicais.

VILA PRANA – Horário: 9h às 16h. Endereço: Rua 28 de setembro, 913, esquina com Trav. Rui Barbosa. Contato: (91) 9 9808.0180.

Viver em comunidade – Rua fechada para os carros.

Nas tendas
9h às 11h

Piquenique do Bem Cafeinado com café da manhã delícia!
Feirinha de rua para a comunidade com várias opções de consumo consciente, lanches, bebidas e açaí direto da Ilha das Onças.
Mesa de pingue-pongue e chuveirão para as crianças e também para os adultos.

Na Vila:

Bem Cafeinado – Loja aberta das 9 às 15h com café coado e bebidas com chocolate.

Participação especial Amma Bolos

Prana Tropical – Loja aberta das 9 às 15hs

Parceria de KMaia Crochet e Hilo Macramé

Roda de conversa sobre cidadania e vizinhança com os moradores do Reduto.

Ação pelo bairro com o Puxirum Belém: criação de vaga verde e colocação de placas informativas na Tv. Rui Barbosa.

Bressanim Cozinha – Loja aberta das 11 às 15h

Refeição e vinho

Tu Crias e a vivência de Imersão Terapêutica em dois turnos: 9h às 12h e 14h às 17h.
Exposição permanente de telas de arte do Kambô na Galeria Ascensão (subida das escadas da Vila Prana)

Coletivorta: 9 às 10h – Caça aos ovos com a turma do Puxirum Belém

A horta comunitária fica aberta para visitação das 9h às 15h.

3fbbcb_c12e9373eca84a5f84ecf32e09681c11~mv2

Nossas homenagens ao Padre Bruno Sechi

4 anos atrás

02dc69_539d2c84d2494cf7ae3027b5290935d9~mv2

44a edição do Circular

1 ano atrás

3fbbcb_1a227cbb9af04f55b2c32a59ccf5e611~mv2

Exposição traz fotografias e documentário

5 anos atrás

Design sem nome (1)

Outubro traz show do Trio Manari à 47a edição

9 meses atrás

4edded_8def114b384147a48c632ba50f8ef4d7~mv2

Fotoativa de portas abertas no Circular 43

2 anos atrás

3fbbcb_5f8475eb5b2447e5b9872395c0cf37bd~mv2

Carta do 2º Fórum on line para assinaturas

5 anos atrás

Assine nossa news e receba todas as novidades sobre o Projeto Circular