Pesquisar
Close this search box.

37a edição do Circular é neste domingo

Foto: Otávio Henrique/Claudio Ferreira

Em clima de Círio de Nazaré, o Circular Campina Cidade Velha realiza neste domingo, 3, a sua 37a edição, com programação potente, nos três bairros históricos de Belém: Campina, Cidade Velha e Reduto.

O formato é híbrido, ou seja, haverá circulação presencial e também virtual, para quem não quiser sair de casa. A programação vai das 8h às 20h, no centro histórico de Belém. É obrigatório o uso de máscara em todos os seus espaços, com apresentação do cartão de vacinação contra a Covid-19 (2 doses).

Tunga Vidya abre a manhã, com aula virtual de Yoga, com ênfase na prática de Shiva. O Roteiro Geo Turístico faz transmissão virtual do tour Ver o Peso ao Porto; a Galeria Kamara Kó, realiza a sexta edição do Projeto Minha Primeira Obra, de incentivo ao colecionismo, expondo as obras, com descontos, no site www.kamarakogaleria.com. A atriz e diretora Ester Sá apresenta o vídeo Tambor de Dentro e o Coletivo Mulheres na Técnica exibe o documentário Autobiografia coletiva Alumiá – Uma Trajetória de Luz na Cena Paraense. Isso tudo entre 8h e 15h do domingo, pelo Instagram e Facebook do Circular.

Entre ações presenciais e virtuais, o projeto reúne, dessa vez, 26 parceiros, vários deles, já conhecidos pelo público, mas que ainda não haviam aberto suas portas este ano. Além disso, há novos espaços para vocês conhecerem, como o espaço Canto, um café, coworking e estúdio de gravação; o Le Bistrot Açaí, da cantora Alba Mariah, o Taba da Comédia e ainda o Antonieta Café Bistrô, que chega com oficina de leites vegetais e música, em sua primeira participação no Circular. Outras novidades são o Casarão Cultural, que estreia no projeto, o Durval Brechó e o Casarão do Boneco, que reabrem ao público, nesta edição do Circular..

Foto: Otávio Henriques / Cláudio Ferreira

O Centro Cultural de Justiça Eleitoral, por exemplo, traz duas exposições; e o Espaço Cultural Gastronômico Pimenta na Cuia, um cardápio especial; o Espaço Valmir Bispo oferece exposição e almoço da Toró Gastronomia; a Galeria da Assembleia Paraense, traz exposição de fotografias e artes plástica, assinadas por artistas como Simões, Bob Menezes, Jorge Eiró, Marinaldo Santos, entre outros, além de música ao vivo, com Pedrinho Cavaléro.

O Arraial do Pavulagem faz roda de boi, pela manhã, com participação de Ronaldo Silva, Júnior Soares e Allan Carvalho. E também estão nesta edição os bares e restaurantes Nosso Recanto e Bar do Rubão. Não deixe também de visitar a cozinha da Casa do Fauno, no Reduto, e experimentar as comidinhas do Espaço Vem, na Cidade Velha. Além de pratos deliciosos todos estão com programação cultural, desde a manhã até a noite.

O Memorial Padre Bruno Sechi, no Reduto, volta a fazer parte do Circular e abrirá com visitas pela manhã. Projeto de ressignificação do patrimônio histórico do bairro, a homenagem ocupa a chaminé da antiga Termelétrica I da Pará Electric & Lighting Company Ltd.(1905). Enquanto isso, na Campina, a parceria Ateliê Jupati & Cas’Amazonia Brasil segue nesta edição, com programação pela parte da manhã e da tarde, envolvendo música, arte, gastronomia, patrimônio, cultura e bem-estar, além de exposição e visita guiada pelo casarão.

O Espaço Cultural e Café Candeeiro abre com a exposição “Solo a Três”, contemplada na 1ª Chamada Expositiva “CHAMA”, reunindo trabalhos das artistas Beatriz Rosas, Lua Portugal e Marcela Botelho, entre fotografias, pinturas, gravuras digitais e vídeo. E quem quiser experimentar as delicias caseiras oferecidas pelo espaço, é só fazer o pedido. Na Praça do Carmo, a Igapó Ladrilho participa mais uma vez do Circular, com visitas guiadas pela oficina de ladrilhos hidráulicos e música pela parte da tarde.

A Fotoativa apresenta a exposição “Representações de Si” , com obras de Dairi Paixão, Doris Rocha, Isabela Miranda e Flávia Cortez. A exposição reúne obras das artistas, em formatos variados entre fotografia, pintura, vídeo, objeto e livro de artista. Vai ter show do Trio Lobita, a lojinha estará aberta, assim como a lanchonete que oferece comidinhas e bebidinhas.

O SIM – Sistema Integrados de Museus também está na programação, abrindo seus espaços expositivos e para visitação guiada no Museu Casa das onze Janelas, Museu de Arte Sacra e Galeria Fidanza, além do Museu do Círio e do Forte do Presépio, das 9h às 17h.

O Papel da Amazônia também abre as portas, pela manhã, oferecendo apaesentação musical pela parte da tarde. Durante todo o domingo, todos os espaços e artistas parceiros tomarão as medidas de segurança sanitária exigidas para controle da pandemia. É obrigatório o uso de máscara em todos os seus espaços, com apresentação do cartão de vacinação contra a Covid-19 (2 doses).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Foto: Otávio Henriques / Cláudio Ferreira

37o CIRCULAR

BAIRRO DA CAMPINA

ASSOCIAÇÃO FOTOATIVA
Endereço: Praça das Mercês, Campina

Exposição “Representações de Si” – Dairi Paixão, Doris Rocha, Isabela Miranda e Flávia Cortez. Formatos variados entre fotografia, pintura, vídeo, objeto e livro de artista – Lei Aldir Blanc-Pa.

9h às 11h– Oficina de câmera escura e pincel de luz com Irene Almeida e Raphael da Luz.

15h– Roda de conversa com as artistas da exposição “Representações de Si”
Mediação: Heldilene Reale

16h– Roda de choro e samba com o Trio Lobita
Andrea Pinheiro(voz)
Paulinho Moura( violão 7 cordas)
Tiago Amaral (clarinete)
André Ganso(pandeiro)
Lojinhas aberta + Bebidinhas e comidinhas

ATELIÊ JUPATI & CAS’AMAZONIA BRASIL
Tv. Campos Sales, nº 752, entre General Gurjão e Carlos Gomes. Campina.

Música, arte, gastronomia, patrimônio, cultura e bem-estar, trocas e vivências.
Limite: Grupos de 15 visitantes

8h às 9h – Aula de Yoga com Tunga Vidya

8h às 18h – Encerramento da Exposição RELIGARE da fotógrafa Dani Mônica

10h às 18h – Cozinha Amazônica com Iacitatá

10h, 12h, 14h e 15h – Visita Guiada pelas anfitriãs Joziane Alves e Fernanda Stefani pela Cas’Amazônia Brasil com o acompanhamento dos pockets shows de Kareca Braga na guitarra e Ney Rocha no contrabaixo

11h às 12h – Bate-Papo Jupati sobre Patrimônio Histórico e Arquitetônico com Fernanda Stefani e Joziane Alves, o historiador Prof. Michel Pinho, presidente da Fumbel, e a arquiteta Ma. Rebeca Ribeiro, superintendente do IPHAN.

16h às 17h – Bate-Papo Jupati com a fotógrafa Dani Mônica para encerramento da Exposição RELIGARE.

18h – Encerramento

CANDEEIRO 9h às 17h
Endereço: Rua Cametá, 175, Cidade Velha – Belém/PA

8h às 17h – Café Candeeiro – Cardápio caseiro

Exposição “Solo a Três” – fotografias, pinturas, gravuras – selecionada pela 1ª Chamada Expositiva “CHAMA” – Artistas: Beatriz Rosas, Lua Portugal e Marcela Botelho .

Em Realidade Virtual no site: www.candeeiro.art.br

Presencialmente das 8h às 17h

Mediação Solo a Três: Diálogos com as artistas, das 9 às 12h.

Informações: (91) 98869-7658

CANTO COWORKING – 8h às 18h
Endereço: Av. Serzedêlo Corrêa, no 15. Ed. Manoel Pinto da Silva. telefone 98405-5333

Café, espaço de coworking, estúdio de gravação e salas de reunião

Objetivo é conectar pessoas, cultivar habilidades em comunidade.

8h às 15h: Distribuição e trocas de mudas + Café da manhã, brunch e almoço

15h às 18h: Sunset com ELEMESMO

CENTRO CULTURAL DA JUSTIÇA ELEITORAL
Endereço: Rua João Diogo, 254 – Campina – Belém-Pará (ao lado do Corpo de Bombeiros).

Galeria: – Exposição “Crescentia cujéte – cuieira, passado e presente”, do artista plástico Francelino Mesquita.

Térreo: – Exposição de longa duração “Cidadania – um olhar através do tempo”.

Informações: 3346-8018

ESPAÇO VALMIR BISPO – 9h30 às 16h30
Endereço: Trav. Padre Prudêncio, 681, Campina, entre Carlos Gomes e Gama Abreu.

Exposição “Mosaicos de Belém – Da Pedra do Peixe ao Ver-o-Peso”, de Vânia Santos.
– Praça do Relógio, Pedra do Peixe, Mercado de Ferro e Solar da Beira
11h às 14h – Almoço surpresa do Círio com o Toró – Gastronomia Sustentável

Informações: (91) 98748-1094

GALERIA AP – 10h às 17h
Endereço: Assembléia Paraense – Sede Social – Av. Presidente Vargas, 762.

EXPOSIÇÃO: Obras de Alexandre Dantas, Ana Maria Nascimento, Bob Menezes, Cristina Carvalho, Daniela Almeida, Elieni Tenório, Emanuel Franco, Estrela Nunes, Fernando Leitão Jr., Geraldo Teixeira, Gui Veloso, Iza Girard, Jorge Eiró, Marinaldo Santos, Nádia Borborema, Nina Matos, Pablo Mufarrej, Petchó, Roberto Pinto, Ruma Albuquerque Simões, Tadeu Lobato Wisfredo Gama, Zoca.

14h – Música ao vivo com Pedrinho Cavaléro

INSTITUTO ARRAIAL DO PAVULAGEM – A partir das 11h
Endereço: Boulevard Castilhos França, 738 – Campina.

11h – Rodas de Boi
Ronaldo Silva e Júnior Soares convidam Allan Carvalho.
Acesso: Público limitado (20 pessoas).

BAIRRO CIDADE VELHA

BAR DO RUBÃO – 11h às 17h
Trav. Gurupá, 312, entre Cametá e Rodrigues dos Santos – Cidade Velha.

Comidinhas deliciosas do chef – caranguejo, maniçoba, mexilhão, filezinho. E cervejinhas.

BAR NOSSO RECANTO – 11h às 21h
Endereço: Rua Siqueira Mendes, 24 Em frente à Praça do Carmo Cidade Velha

O Bar Nosso Recanto ou Bar do Seu Salomão e Dona Ione, existe desde 1977, na Praça do Carmo, sendo palco da vida boêmia da Cidade Velha.

Cervejinha gelada, petiscos gostosos como os deliciosos: Camarão empanado, unha de caranguejo, isca de peixe, maniçoba e sua boa seleção musical.

Contato: (91)98166-9812.

CASARÃO CULTURAL -11h às 20h
Endereço: Rua Siqueira Mendes n° 264 – Cidade velha – Belém – Pará

Exposições e vendas de artes e artesanato local

Lojinha Apoena Arte Indígena, Li Divino acessórios em cerâmica, Flor de Jambu Cultura Nortista, Bazar das Manas.

Discotecagem, comidinhas e bebidinhas

Palco aberto, com participação de Maria Tavares, Silvinha Tavares, Tomil Paixão, Charles Andi, Luiz Girad, Ana Lemos e Carol.

Informações: 91 989872744

CASARÃO DO BONECO – 10h às 15h
Endereço: Av. 16 de Novembro, 815 – próximo à Praça Amazonas.

Bazar de Bonecos e Coisas de Bonecaria

In Bust Teatro com Bonecos disponibiliza para compra vários objetos de bonecaria de seu acervo. Os valores arrecadados serão destinados a manutenção do Casarão do Boneco.

Lanches saborosos da TIA REGINA

10h30 – Pé de Vento – Leonel Ferreira – Cia de Teatro Madalenas

11h – Magya e Mystério – Grupo Folha de Papel

DURVAL BRECHÓ – 9h
Rua Dr. Malcher, n° 153 – entre Joaquim Távora e Félix Roque – Cidade Velha – Belém/PA.

Porão de um casarão antigo, com variado acervo de roupas femininas, masculinas e infantis, artesanato marajoara, sapatos, livros, bijuterias, jogos Atari.

ESPAÇO VEM – 10h – 19h
Endereço: Trav. Capitão Pedro Albuquerque, nº 300, entre Rodrigues dos Santos e Ângelo Custódio.

Loja Autoral VEM – Mais de 20 marcas

Tour pela loja

Comidinhas e bebidinhas

11h – Live no Instagram do @espacovem

– Coleção de Círio 2021 de todas as marcas.

17h – DJ Preciosa, black music e brasilidades.

IGAPÓ LADRILHOS – 10h às 15h
Endereço: Praça do Carmo, 94 – Próx. À Igreja do Carmo.

10h às 12h – Visitas guiadas pelo ateliê da Igapó Ladrilhos Hidráulicos.

15h – Pocket show: Arthur Silva – voz, violão e percussão.

LE BISTROT AÇAÍ
Endereço: Trav. Marquês de Pombal, 44 – (altos) – Feira do Açaí.

17h30 Degustação de chocolates da ilha Boa Vista do Acará, nas imediações de Belém, com a Dona Vera.

18h30 Pocket show de Alba Mariah

Comidinhas, vinho em taça, cerveja artesanal.

Entrada limitada de 20 pessoas por vez-

PIMENTA NA CUIA – 10h às 20h
Endereço: Rua Rodrigues dos Santos 186.

Espaço Gastronômico-Cultural, abre com cardápio autoral e exposição do artista visual Igor Diniz.

Música ambiente: MPB, jazz, bossa nova, blues, samba, entre outros.

TABA D’COMEDIA – 16h às 20h
Endereço: Dr Malcher, 293. Cidade Velha. (91) 9 91203777

16h às 20h – Bazar + Feirinha de economia criativa + Barraquinha de comida

16h30 – Atração 1

17h – Oficina de Lambe + Intervenção Urbana

18h – Atração 2

19h – Atração 3

20h – Atração 4

SIM – SISTEMA INTEGRADO DE MUSEUS – 9h às 17h
Endereço: Complexo Feliz Lusitânia

Exposições e visitação gratuita no Museu Casa das Onze Janelas, Museu de Arte Sacra e Galeria Fidanza, Museu do Círio, Museu do Forte do Presépio, Memorial da Navegação e Museu de Gemas.

PAPEL DA AMAZÔNIA / ATELIER DO ZOCA – 10h às 18h
Endereço: Rua Dr. Rodrigues dos Santos 181, entre Gurupá e Cap Pedro Albuquerque, Cidade Velha. Belém, Pará.

Apresentação do saxofonista Marcos Puff – 16h

BAIRRO REDUTO

ANTONIETA HOSTEL CAFÉ E BISTRÔ – 8h às 15h
Endereço: Avenida Governador José Malcher, 592 – Nazaré

Casarão centenário preservado em suas características arquitetônicas onde o uso se adapta às suas configurações.

8h – Café da manhã a partir das 8h

11h às 12h30– Oficina Leite Vegetal, por Patrícia Lio
Inscrições: 91 98727-2421

13h – Almoço com música ao vivo: Santi Lopez
Couvert R$7,00;
Exposições:
Nazarte “Nazaré chegou por aqui…”
Produtos com a temática do Círio

CASA DO FAUNO – 8h às 20h
Rua Aristides Lobo, 1061, entre Benjamim e Rui Barbosa.

08h Café da manhã

9h às 18h00 – Abertura da Exposição: Avulsos
Artista: Igor Diniz
Desenhista, designer, ilustrador; operário da comunicação visual.

09h às 18h00 – Feirinha e Brechó
Jóias da Kasih Pratas by Sara

13h às 15h: Almoço musical
Show: Brasilidades
Artista: Larissa Leite
Couvert Artístico: 7,00

16h às 18h – Café com poesia (entrada Franca)
Poeta convidado: Jorge Andrade
Microfone aberto. Quer um café? Vem que trocamos um café por um poema recitado.

MEMORIAL PE. BRUNO SECHI – 9h às 14h
Endereço: Rua Municipalidade, 489, esquina da Tv Rui Barbosa.

Projeto de ressignificação de um espaço do patrimônio histórico do bairro do Reduto e a homenagem a Padre Bruno Sechi.

O memorial está instalado na chaminé da antiga Termelétrica I da Pará Electric & Lighting Company Ltd.(1905).

Visitação com 6 pessoas por vez.

Informações: 91 98745.4336

CONTEÚDOS DIGITAIS

8h – Protejo “Minha Primeira Obra” – 2021

A aquisição da primeira obra para formação de uma coleção de arte.

Trabalhos de Alberto Bitar, Irene Almeida, Ionaldo Rodrigues e Paulo Meira na plataforma online www.kamarakogaleria.com.br .

As obras apresentadas (apenas a tiragem em exposição) estarão com desconto de 30%, em acordo firmado com os artistas, parceiros do projeto.

9h – Yoga com Tunga Vidya

Prática do Shiva namaskar, a saudação a shiva, postura que exaltam a shiva, e meditação com o mantra ao semideus Shiva .

10h – Roteiro Geo Turístico
Do Ver-o-Peso ao Porto. A transmissão será pelo canal do Youtube dos Roteiros.
Para participar só acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=vOLTO8u8liA
Para participar só acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=vOLTO8u8liA

11h – Tambor de Dentro
Artistas: Ester Sá e Renato Torres são a dupla Tambor de Dentro
Edição de vídeo: André Mardock
Composição: Ester Sá e Renato Torres

https://www.transfernow.net/dl/20210923yAvT86DL/2uL0MI3F

15hAutobiografia coletiva Alumiá – Uma Trajetória de Luz na Cena Paraense
Documentário sobre a trajetória de 5 anos do Coletivo ALUMIÁ, um grupo de mulheres multiartistas que vivencia o ofício técnico nos bastidores paraenses e anseia pela visibilidade da mulher no mercado de trabalho. O projeto tem apoio da Lei Aldir Blanc-PA 2020.
YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=dU-YvBuRi0E&t=2153s

3fbbcb_5f8475eb5b2447e5b9872395c0cf37bd~mv2

Carta do 2º Fórum on line para assinaturas

4 anos atrás

3fbbcb_8ee206f933bf40ff896e9723dae9aed3~mv2

Pavulagem realiza segunda edição do arrastão virtual

3 anos atrás

4edded_46845b0b60174f86ae2003a7d15b6392~mv2

Junho com samba, carimbó e guitarrada

9 meses atrás

3fbbcb_c12e9373eca84a5f84ecf32e09681c11~mv2

Nossas homenagens ao Padre Bruno Sechi

4 anos atrás

3fbbcb_87cf516e26f441d8b9e81816be51f60d~mv2

Circular realiza edição para ficar em casa

3 anos atrás

3fbbcb_0f2e9e242345406db3fa200c8a3d0b63~mv2

Edição traz Pássaro Junino e Boi de Máscaras

4 anos atrás

Assine nossa news e receba todas as novidades sobre o Projeto Circular