Trazendo conteúdos digitais pela internet, mas desta vez, como o atual bandeiramento de Belém contra a Covid-19 já permite, alguns parceiros estarão abertos para receber o público no centro histórico de Belém.
“Nesta edição, também serão exibido mais dois documentário, um sobre a “Vaca Velha e o Encontro de Bois”, de Ângela Gomes, produzido em São Caetano de Odivelas”
O Espaço Vem, o Papel da Amazônia/Atelier do Zoca e o Espaço Candeeiro abrirão a partir das 9h, em seus endereços no bairro da Cidade Velha, respeitando os protocolos de saúde e com limitação de público em rodadas de visitação. Já nas redes sociais, a programação inicia às 8h, pelo Facebook e Instagram do Circular e canal de Youtube, canal com os bate papos ao vivo.
Esta é a 35ª edição do Projeto Circular. A realização é do Ministério do Turismo, Associação Amigos de Belém e Circular, com patrocínio do Banco da Amazônia, via Lei Rouanet. Participam conteúdos produzidos em Belém, Iagarapé- Açu, São Caetano de Odivelas, Bragança e Colares.
Pela manhã, teremos a tradicional participação de Tunga Vidya, que vai apresentar exercício do Sukshma Vyayama Yoga, além das contações de histórias “Coração de Barro”, de Cleber Cajun, “Nossos cantos são cantos da casa da Ojú”, Lucas Alberto, e “A Missão de Seu Pequeno”, de Mestre Saci.
Bate papo ao vivo e uma novela sem fim
Em seguida, a Fotoativa traz para esta edição, um papo ao vivo pelo Youtube. A ilustradora Isis Petit, a quadrinista Francy Botelho e o escultor Leno Sanches, artistas contemplados no Edital de Artes Visuais – Lei Aldir Blanc Pará 2020, vão falar sobre seus processos de criação, desafios e resultados.
Os maratonistas de plantão também poderão assistir toda a 1ª Temporada da novela “Ô Mundica! – uma novela sem fim?”, que vem sendo exibida desde 2020 na internet, ao todo são 16 capítulos da saga, contabilizando mais de 1 hora e meia de material. A direção é de Mateus Moura.
O público também vai conferir um vídeo sobre o encerramento da primeira etapa do projeto Encantarias de São Benedito, que vem sendo realizado em Bragança, com apoio da Lei Aldir Blanc.
Na hora do almoço, o público vai conhecer um novo espaço de gastronomia situado em um casarão de casa de 1902, no bairro do Reduto, a Casa Iga e conhecer mais uma receita deliciosa e saudável, da Toró Gastronomia.
Artes visuais e Documentários
Já iniciando a tarde, vamos ter a Kamara Kó Galeria apresentando imagens da exposição virtual o Teatro Paraense 80/90: Fotografias de Miguel Chikaoka.
O Atelier Jupati vai exibir o documentário “Iluminação um Retorno às Imagens”, feito na Ilha de Colares, ambos projetos produzidos com apoio da Lei Aldir Blanc.
A artista visual Drika Chagas, que está em Belém, apresenta três conteúdos do Telavista, projeto de Arte Urbana que visa o mapeamento de muros, paredes ou fachadas disponíveis nos bairros da cidade de Belém.
Nesta edição, também serão exibido mais dois documentário, um sobre a “Vaca Velha e o Encontro de Bois”, de Ângela Gomes, produzido em São Caetano de Odivelas, município guardião dessa expressão cultural única do Pará.
O projeto Moeda Verde apresenta o doc “Quando Igarapé-Açu pulava carnaval”, sobre os velhos carnavais de Igarapé Açu, dirigido pelo escritor e realizador Edson Coelho, com apoio da Lei Aldir Blanc.
O público vai ver ainda um vídeo fashion do Comitê Arte Pela Vida, que está comemorando 25 anos em 2021, e o vídeo performance que traz a mensagem desta iniciativa pelo direito à vida, comida, vacina e arte.
Lives e videoclipes
No final da tarde, haverá duas lives. O projeto Roteiros GeoTurístico vai falar de memória e patrimônio: A Belle Époque e o Cinema Olympia em Belém do Pará, com os críticos e pesquisadores Luzia Álvares Miranda e Marco Antônio Moreira, com mediação da coordenadora do projeto, a professora Goretti Tavares, da UFPA.
Já o Espaço Candeeiro, que estará aberto das 9h às 17h, para visitação à exposição “Entre Processos” – limitação de seis pessoas por vez -, também realizará, às 18h30, uma conversa ao vivo, pelo Youtube, sobre o “Circuito da Arte nas Mídias Alternativas com Vasco Cavalcante, do Cultura Pará, e Luciana Medeiros, do Holofote Virtual, e mediação de Heldilene Reale e Natan Garcia.
A programação encerra à noite, com três atrações musicais, os novos clipes “Cançãozinha”, de Nazaré Pereira, “Gaiola passageiro”, de Cincinato Jr. Cincinato Marques e “Realeza do Guamá”, do Arraial do Pavulagem.
O projeto Circular ainda realizará este ano, mais quatro edições, uma mostra especial sobre o Mapa do Afeto, realizado na Cidade Velha, um projeto de lançamento aprovado pela Lei Aldir Blanc, e também lança no inicio do segundo semestre, um site novo e a 8ª edição da Revista digital Circular.
PROGRAMAÇÃO – HORÁRIOS
8h30 – Aula Sukshma Vyayama Yoga – Tunga Vidya
9h00 às 17h00 – Visita Presencial – Espaços Abertos no bairro da Cidade Velha
– Seguindo os protocolos de saúde contra a Covid-19
· Espaço Vem – Loja Autoral
Trav. Pedro Albuquerque, 300
· Atelier do Zoca – Mostra “Álbum de Retratos”
Rua Dr. Rodrigues dos Santos, 181
· Espaço Candeeiro – Exposição Entre Processos
Rua Cametá, 175
· Bar do Rubão – Comidinhas
Trav. Gurupá, 312
9h00 – Contação de história
Coração de Barro – Cléber Cajun
Nossos cantos são cantos da casa da Ojú – Lucas Alberto –
A Missão de Seu Pequeno – Mestre Saci
10h00 – Fotoativa – Live “Processos Criativos – desafios e resultados”
Isis Petit – Ilustradora
Francy Botelho – Quadrinista
Leno Sanches. Escultor
11h00 – Vídeo 1ª Etapa – Encantarias de São Benedito (Bragança-Pa)
11h30 – 1ª Temporada de “Ô Mundica, a Novela sem fim” – Mateus Moura
12h00 – Apresentando Casa IGA
12h30 – Toró Gastronomia – Receita
13h00 – Exposição Virtual Teatro Paraense 80/90: Fotografia de Miguel Chikaoka – Kamara Kó Galeria
14h00 – Doc Projeto Iluminação (Colares-Pa) – Atelier Jupati
14h30 – Vídeos do experimento Telavista – Drika Chagas
15h30 – Documentários
A Vaca Velha – Encontro de Bois de Máscaras (São Caetano de Odivelas) – Dir. Ângela Gomes
Quando Igarapé-Açu pulava carnaval – Dir. Edson Coelho / Moeda Verde (Igarapé-Açu – Pa)
16h00 – Clipe Fashion – Comitê Arte Pela Vida – 25 Anos
16h30 – AmaZonas de Nós – Casarão do Boneco
VídeoPerfoemance
17h00 – Live Memória e Patrimônio: A Belle Époque e o Cinema Olympia em Belém do Pará – Roteiros Geo-Turístico
Participação
Profa. Dra. Maria Goretti Tavares, Geografia-UFPA
Profa. Dra. Maria Luzia Miranda Álvares, Ciência Política/UFPA
Prof. Ms. Marco Antônio Moreira Carvalho, Crítico de Cinema
18h30 – Live Circuito da Arte em Mídias Alternativas – Espaço Candeeiro
Criação e utilização de mídias alternativas na história das páginas do Cultura Pará e Holofote Virtual – Desafios e parcerias estabelecidas para a dinamização de seus conteúdos.
Participação
Vasco Cavalcante, Poeta e Designer
Luciana Medeiros, Jornalista e Produtora Cultural
Heldilene Reale, Fotógrafo
Natan Garcia, Artista Visual
19h30 – Cançãozinha – Clipe Nazaré Pereira
20h00 – Gaiola Passageiro – Clipe Cincinato Jr.
20h30 – Realeza do Guamá – Arraial do Pavulagem
Serviço
A realização do projeto Circular Campina Cidade Velha é do Ministério do Turismo, Associação Amigos de Belém e Circular, com patrocínio do Banco da Amazônia, via Lei Rouanet. Sigam pelo @circularcampinacidadevelha, no Instagram e https://www.facebook.com/ocircular.
Atualizado: 14 de jun. de 2021