O Circular ganhou uma nova e importante parceria: a ONG Rádio Margarida agora passa a fazer parte da rede, agregando programações às edições do projeto.
A estreia será já na primeira edição do Circular em 2026, no dia 12 de abril, com abertura ao público do casarão histórico que ocupa na avenida Governador José Malcher, entre as travessas Doutor Moraes e Piedade, pertinho da Praça da República, em Belém.
Com 35 anos de atuação, a Rádio Margarida é reconhecida por seu trabalho de educação popular em temas como saúde, meio ambiente, direitos humanos e cidadania, e direitos da criança e do adolescente, sempre utilizando a arte e a cultura como ferramentas de transformação social.
A organização desenvolve ações em mais de 108 municípios do Pará, consolidando-se como uma das principais referências em comunicação e educação popular na Amazônia.
A chegada da ONG ao Circular amplia o alcance das ações do projeto, reforçando seu compromisso com o acesso gratuito à arte, à cultura e ao conhecimento no centro histórico de Belém.
Para a presidente da Associação Circular, Luci Azevedo, a nova parceria fortalece ainda mais o projeto. “A chegada da Rádio Margarida aos circuitos do Circular só fortalece a rede de parceiros e assegura para todas as pessoas que participam do projeto a garantia de acesso gratuito à arte, cultura e conhecimento”.
Segundo ela, a afinidade entre as iniciativas é evidente. “O Circular abraça a ONG Rádio Margarida com muito carinho e respeito, por ser um projeto que tem em sua trajetória uma atuação importante com a educação da população, na defesa dos direitos humanos, e que através da arte, educação e cultura, promove pontes de vários atravessamentos para garantia de direitos e cidadania”.
Missões afinadas e parceria oficializada
A parceria foi oficializada na última terça-feira, com a presença das coordenadoras da Rádio Margarida, Maria Eugênia Moreira de Melo e Carmen Lima Pancera. Para Eugênia Melo, assistente social, arte-educadora e coordenadora de Programas e Projetos da instituição, a aproximação com o Circular acontece de forma natural.
“Comunicação e cultura são as ferramentas que a gente utiliza para falar desses assuntos. Então, quando a gente pensa no movimento Circular, que a gente já conhece e acompanha há mais de oito anos, a gente sempre dizia que um dia ia chegar junto, era uma expectativa nossa estar em parceria. Porque pra gente é um movimento que mexe com a cidade de Belém, mexe com a cultura, com a arte, e então tem tudo a ver com a Rádio Margarida”, afirma.
A expectativa é de uma parceria duradoura, que valorize também o patrimônio histórico: “É uma parceria que vem somar com as ações da Rádio Margarida e acredito também a gente venha somar com o Circular, para ser mais um ponto de cultura aberto, com arte, com espetáculo e com preservação histórica. Porque o nosso casarão, onde a gente habita e circula, é um casarão antigo também. Então é uma parceria que realmente vem dar muitos frutos”, projeta.
Calendário 2026
O Circular Campina já definiu o calendário de edições em 2026. . O ano começa no dia 12 de abril, excepcionalmente no segundo domingo do mês, marcando a 60ª edição do projeto, logo após a Páscoa.
12 de abril – 60ª edição (segundo domingo)
7 de junho – primeiro domingo
2 de agosto – primeiro domingo
18 de outubro – terceiro domingo (em razão do Círio)
6 de dezembro – primeiro domingo