A música sempre foi um dos pilares do Circular Campina Cidade Velha e, neste domingo, 1o de junho, na 56ª edição, ela volta a ocupar as ruas e praças do centro histórico de Belém, transformando o espaço público em um verdadeiro salão popular. As apresentações musicais desta edição, todas gratuitas, convidam o público para celebrar as tradições sonoras amazônicas e dançar ao ar livre.
O primeiro chamado à dança acontece às 11h30, na Rua Carlos Gomes, ao lado do Banco da Amazônia, com o Carimbó do Jonny. Sob o comando do músico e produtor Jonny Lobato, o grupo leva para o Circular um repertório enraizado no carimbó tradicional, com arranjos autorais e improvisações que valorizam a essência do ritmo amazônico. A performance inclui músicos e dançarinos, criando uma roda de carimbó aberta ao público e evocando mestres como Verequete, Lucindo e Pelé, referências essenciais na história do gênero.
A festa sonora segue para a Praça do Carmo, a partir das 17h, com a Discotecagem Orgânica do Sonoro Paraense. Sob o comando dos DJs Júnior Almeida e Moreno, o set propõe uma viagem pela diversidade musical da região, misturando clássicos e novidades, sempre com foco na produção musical local e nas sonoridades que embalam as festas amazônicas.
Na sequência, às 18h30, o Circular apresenta o show de estreia do projeto Baile da Guitarrada, com Os Dinâmicos. O grupo chega diretamente de Barcarena, terra de Mestre Vieira — criador da guitarrada —, para apresentar um repertório que homenageia o gênero e atualiza seu legado.
Formada por Dejacir Magno (voz), Luis Poça (teclado) e Lauro Honório (guitarra base) — músicos que integraram Vieira e Seu Conjunto nos anos 1980 —, a banda conta ainda com Cassiano Neto (baixo), Jairo Rocha (bateria), Carlos Canhão Brito (percussão) e Wesley Souza (guitarra solo).
No show, que integra o projeto “Baile da Guitarrada – Lab Música”, selecionado pelo edital Rouanet Norte, o público poderá dançar ao som de clássicos do brega, cúmbias e hits indispensáveis da música paraense, além de conhecer quatro músicas inéditas: “Rumo à Barcarena”, de Wesley Souza; “O Forasteiro” e “Chamego”, de Cassiano Neto; e “Cantando a Guitarrada”, de Dejacir Magno.
O Circular Campina Cidade Velha é uma realização da Associação Circular, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco da Amazônia e do Governo Federal – União e Reconstrução, além do apoio da Universidade Federal do Pará (UFPA), Semob – Prefeitura de Belém e Polícia Militar.
Serviço:
56ª edição do Circular Campina Cidade Velha – Neste domingo, 1º de junho, das 8h às 20h.
Mais informações: www.projeto.org e @circularcampinacidadevelha.