Circular celebra a 56ª edição com programação junina e novidades

Foto: Divulgação

Neste domingo, 1º de junho, o Circular Campina Cidade Velha realiza sua 56ª edição, abrindo oficialmente o mês das festas juninas com uma intensa programação cultural espalhada pelo centro histórico de Belém. O evento é uma realização da Associação Circular, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco da Amazônia e do Governo Federal – União e Reconstrução.

Reconhecido como um dos momentos mais aguardados do calendário cultural da cidade, o Circular deste mês acontece em meio aos preparativos para a COP 30, reafirmando o compromisso com a ocupação criativa e sustentável do patrimônio urbano.

Das 8h às 20h, mais de 30 espaços abrem suas portas com atividades gratuitas ou acessíveis, promovendo uma imersão nos universos da gastronomia, arte, música, memória e sustentabilidade. Entre os destaques gastronômicos, o público poderá experimentar desde o tradicional pirarucu com feijão de Santarém, no Hum Caboclo, até as delícias veganas do Purão, além do brunch junino no Bistrô Café Club e os quitutes típicos do Arraiá do Tacho Cheio, na Frei Gil de Vila Nova.

Casa das Onze Janelas, ponto de partida do Roteiros Geo Turistico. Foto: Luciana Medeiros

A programação inclui ainda roteiros guiados, como o percurso “O Arquiteto Antônio Landi e a Belém do Século XVIII”, do Roteiro Geo Turístico, que parte da Casa das Onze Janelas às 8h30. No mesmo horário, o Circuitinho convida as crianças e suas famílias para uma viagem pela Belém da Belle Époque, com concentração em frente ao Theatro da Paz e acompanhamento de intérprete de LIBRAS.

Entre as novidades desta edição, destacam-se a estreia do Flor de Jambu, espaço na Carlos Gomes que oferece comida regional a quilo e música ao vivo, e a abertura da Casa Ikeuara da Amazônia, na Travessa Piedade. Também integra a programação o primeiro “Sketch Walk” do grupo Urban Sketchers Belém, que acompanhará o Roteiro Geo Turístico com paradas para desenhos in loco.

Outra estreia é o Ateliê Korpo Kasa, da artista Evna Moura, na Travessa Gurupá, 211, que propõe experiências artísticas ligadas à natureza, unindo ciência, arte e educação. Além disso, o Midas Amazona Stúdio retorna ao circuito, com programação musical que inclui o lançamento do álbum “Outros Voos”, da musicista Jade Guilhon, às 12h30, seguido de apresentações até as 18h.

O evento também marca a realização do 4º Encontro Cidades da Amazônia e do Brasil, promovendo reflexões sobre mudanças climáticas, justiça ambiental, direito à cidade e a COP 30, com um circuito de visitação aos espaços parceiros do Circular.

Feiras criativas, oficinas, performances e exposições completam a programação, como a mostra “Tó Teixeira – Mergulho na Vida e Obras”, no Museu da Imagem e do Som, aberto das 9h às 17h, no Palacete Faciola.

Serviço:
56ª edição do Circular Campina Cidade Velha – Neste domingo, 1º de junho, das 8h às 20h.
Realização: Associação Circular, via Lei de Incentivo à Cultura.
Patrocínio: Banco da Amazônia e Governo Federal – União e Reconstrução.
Apoio: UFPA, Semob – Prefeitura de Belém e Polícia Militar.
Mais informações: www.projeto.org e @circularcampinacidadevelha.

3fbbcb_5ec4bdfc98d64ae4ae098471d462aadb~mv2

Da Tribu: sustentabilidade e ações coletivas

5 anos atrás

3fbbcb_e9a6ce4b13f9418b933c7f9ff9afe032~mv2

Circular lança edital para oficinas digitais

5 anos atrás

3fbbcb_9c6c64e0f4944d05a390e0dfb437d8b8~mv2

Carnaval de Igarapé-Açu entra no circuito digital

4 anos atrás

4edded_056a55a5efe848e3a663ac98b81d136e~mv2

Três bairros para circular neste domingo

2 anos atrás

Foto: Cláudio Ferreira/Circular

Circulando Cinema é bem recebido no bairro da Campina

1 ano atrás

3fbbcb_01cd7ff652be402081f695940a931e94~mv2

Circular realiza sua 39ª edição

4 anos atrás

Assine nossa news e receba todas as novidades sobre o Projeto Circular