O Circulando Cinema é a mais nova cria do Circular Campina Cidade Velha, por meio de sua associação cultural. O projeto foi selecionado pelo edital de Audiovisual/ Cinema de Rua da Lei Paulo Gustavo Secult-Pa. E para começar, está com inscrições abertas para a oficina “Documentário e Memória”, com o documentarista Felipe Cortez, que será realizada nesta sexta, 7 de junho, das 14h às 18h, no Fórum Landi, em Belém.
A participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas através do link disponível aqui na bio, mas você também pode do projeto solicitar o link do formulário, pelo e-mail circular.comunica@gmail.com. A oportunidade é única para quem quiser refletir sobre a importância da memória e sua preservação através do cinema documental.
Inspirado nas palavras de Pierre Nora, que afirma que “menos a memória é vivida coletivamente, mais ela tem necessidade de homens particulares que fazem de si mesmos homens-memória”, e nas ideias de Michael Pollak sobre a capacidade do filme de captar emoções e lembranças, a oficina promete uma imersão teórica e prática no processo de contar histórias e produzir memórias.
A oficina será dividida em duas partes, com apresentação e discussões sobre Documentário e Memória, utilizando exemplos de argumentos documentais, na primeira parte, e em exercícios de criação de argumento e estratégias para documentários de curta-metragem, na segunda.
Sobre Felipe Cortez:
Felipe Cortez é Mestre em Artes (PPGArtes/UFPA) e Especialista em Produção Audiovisual (IESAM/Estácio). Jornalista e documentarista com ampla experiência em projetos audiovisuais nos campos da Arte e Cultura, já produziu programas de variedades, videoclipes, comerciais, lives musicais, campanhas políticas, vídeo-aulas e transmissões ao vivo de eventos culturais diversos. Atualmente, é professor no Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará.
Filmografia destacada: Curta-metragem: “AGurupá”, Média-metragem: “Mosqueiro: Ilhados Sabores”, Longa-metragem: “Balanço do Rock: a mais tribal de todas as festas”, Média-metragem: “Pau & Corda: Histórias de Carimbó”, Média-metragem: “Iracema e o Brinquedo de Voar” e Média-metragem: “Tó: Violão Mestre”.
Sobre o Circulando Cinema
O Circulando Cinema visa incentivar a prática do documentário a serviço da memória, assim como democratizar o acesso a obras do audiovisual brasileiro com temáticas relacionadas ao patrimônio artístico e cultural.
Além da oficina, o Circulando Cinema prevê sessões de cinema ao ar livre! A partir da semana que vem, o Circulando Cinema vai promover três sábados seguidos de projeção de curtas metragens e palestras sobre cinema, em espaços públicos de Belém.
Na Praça da Bandeira, no dia 15, no Boulevard da Gastronomia, no dia 22, e na Praça do Carmo, no dia 29 de junho, sempre a partir das 18h. A curadoria é de Lorenna Montenegro.
Circular Campina Cidade Velha – novas iniciativas
O projeto Circular Campina Cidade Velha, que há 10 anos atua na revalorização da área histórica da capital paraense, está gerando novas crias e o audiovisual, assim como a música e a educação patrimonial, sempre foi também uma das linguagens imersas na programação do projeto.
Além de realizar o projeto Circuitinho, educação patrimonial para crianças, e o Circular Apresenta, com foco na música em espaços públicos, dentro de suas edições bimestrais do projeto realizadas nos meses de abril, junho, agosto, outubro e dezembro, o Circular Campina Cidade Velha agora também traz ao público Circulando Cinema, selecionado no edital de Cinema de Rua da Lei Paulo Gustavo do Estado do Pará.
E este ano, o projeto Circular Campina Cidade Velha também vai lançar o seu terceiro documentário, o “Histórias da Campina”, realizado neste mês de maio, por meio de apoio da Lei Paulo Gustavo, Edital de Curta Metragem, lançado pela Prefeitura de Belém.
Serviço
Inscrições para a oficina “Documentário e Memória”. Até o dia 6 de junho, às 23h59h (https://forms.gle/xEe6yLuX94TsoH3E8). Para mais informações, acesse os perfis do projeto Circular nas redes sociais (@circularcampinacidadevelha) ou entre em contato pelo e-mail circular.comunica@gmail.com.