A Associação Circular inicia 2026 sob nova direção. A pedagoga Luci Azevedo assume a presidência da entidade em um momento de maturidade do projeto Circular, que atravessou 2025 com presença ativa no debate cultural, ambiental e urbano de Belém.
A escolha da nova presidência, sucedendo a gestão da jornalista e empreendedora Adelaide Oliveira, foi aprovada por unanimidade durante a Assembleia Geral realizada na semana passada (9/01/2026), no auditório do Fórum Landi/UFPA, reunindo associados e representantes de instituições parceiras.
Integrante da equipe gestora do Circular há cinco anos, Luci Azevedo coordena também o Circuitinho, eixo educativo do projeto voltado a crianças e famílias nos territórios históricos da cidade.
Ao comentar o início do novo ciclo, a presidente destacou a importância da continuidade do trabalho construído coletivamente ao longo dos anos. “Pretendo dar continuidade ao que outras gestões do Circular corajosamente conquistaram e transformaram em realidade. Chegar até aqui com o projeto atuante em ambiente urbano de patrimônio cultural, memória e história, mantendo uma rede de parceiros da economia criativa no centro histórico de Belém, mostra a importância que o projeto tem para a cidade”, afirmou.
A assembleia foi conduzida por Adelaide Oliveira, que apresentou um balanço das ações recentes da associação. Também foram feitos esclarecimentos jurídicos sobre os trâmites legais, a regularidade da gestão e a aprovação das contas.
Luciana Medeiros, da diretoria de comunicação, também fez um breve balanço das estratégias e ferramentas comunicacionais do Circular, projeto que ela integra desde 2015, quando, além do site que já existia, são criadas as redes sociais. Destacou a criação da revista Circular em 2016, citou o braço do audiovisual do projeto, que já conta com três documentários, e apresentou os eixos estratégicos de comunicação previstos para o novo ciclo.
Além da nova presidência, a reunião de Assembleia Geral, trouxe mais uma novidade, aprovando por unanimidade o ingresso do fotógrafo e educador Miguel Chikaoka como novo associado, reforçando o diálogo do Circular com práticas educativas, artísticas e colaborativas que marcam sua trajetória.
Gestão com continuidades e novos sonhos
Ao longo de 12 anos, o projeto Circular foi conduzido por uma equipe gestora que passou por três coordenações: Makiko Akao (2013–2016), Tamara Saré (2017–2019) e Adelaide Oliveira (2020–2023), período em que a associação foi formalmente criada (2023), tendo a então coordenadora do projeto como sua primeira presidente.
Em 2026, o Circular prevê a realização de cinco edições, que já contam com o patrocínio do Banco da Amazônia, além de buscar cumpri com a realização de mais um fórum e outras iniciativas que depnderão de apoios e novos aportes. O calendário completo das edições de domingo, nos meses de abril, junho, agosto, outubro e dezembro será divulgado em fevereiro. Aguardem.
É nesse contexto que se inicia a nova gestão: uma associação jovem do ponto de vista institucional, mas com o lastro de 12 anos do projeto Circular, que deu origem ao CNPJ. Para Luci Azevedo, o maior desafio agora é transformar planejamento em execução.
“São cinco anos trabalhando diretamente na produção executiva do Circular. Tenho plena consciência dos desafios e me considero preparada para esta nova experiência. E o melhor: não estou sozinha”, destacou, se referindo as experiências de quem já está no projeto há mais tempo.
Eleita para o triênio 2026–2028, a nova diretoria passa a ser formada por Luci Azevedo, na presidência; Luciana Medeiros, na Diretoria de Comunicação; Adelaide Oliveira, na Diretoria de Projetos; e Luiz Cláudio Ferreira, à frente da Diretoria Administrativa e Financeira. O Conselho Fiscal também foi renovado, ampliando o acompanhamento técnico da entidade.
Associação Circular – formação completa – 2026 – 2028
Diretoria (Núcleo Gestor):
Presidente: Luci Azevedo – pedagoga e produtora cultural
Diretora de Comunicação: Luciana Medeiros – jornalista e produtora cultural
Diretora de Projetos Culturais: Adelaide Oliveira – jornalista e empreendedora
Diretor Administrativo e Financeiro: Cláudio Ferreira – fotógrafo
Conselho Fiscal:
Otavio Henriques – fotógrafo
Ursula Bahia – fotógrafa
Tamara Saré – arquiteta e produtora cultural
Suplente:
Fábio Azambuja – publicitário
Conselho Consultivo:
Makiko Akao – produtora cultural e galerista
Vânia Bispo Santos – psicóloga e artesã
Maria Goretti Tavares – professora UFPa
Lucas Nassar – arquiteto e urbanista