Pesquisar
Close this search box.

Circulando Cinema traz sessões gratuitas ao ar livre

Cinema, cinema, cinema. E o que é melhor, com acesso livre. Durante três sábados consecutivos, o projeto Circulando Cinema, selecionado no Edital de Cinema de Rua da Lei Paulo Gustavo/Secult-PA, levará mostras de curtas-metragens da produção brasileira recente a espaços públicos de Belém. Todas as sessões contarão com intérprete em LIBRAS.

O Circulando Cinema exibirá 15 obras audiovisuais, em três sessões de cinema de rua. A programação inicia no dia 15 de junho, na Praça da Bandeira, e seguirá nos dias 22, no Boulevard da Gastronomia, e 29, na Praça do Carmo, sempre com as sessões começando às 18h.

“Vamos ocupar espaços que já recebem ações culturais, mas também explorar novas possibilidades em lugares que muitas vezes são apenas de passagem. Por isso, começamos na Praça da Bandeira. Queremos levar cinema para uma população que está ali perto, mas quase sempre invisível”, diz Adelaide Oliveira, coordenadora da ação e presidente da Associação Circular, proponente do projeto.

Visando ampliar o acesso ao audiovisual e democratizar a exibição, o Circulando Cinema leva para as praças um recorte plural e expressivo da produção curta-metragista brasileira dos últimos quatro anos, reunindo filmes de classificação livre.

“A mostra nas praças de Belém traz um recorte do que de mais interessante tem sido produzido em curta-metragem no Brasil nos últimos quatro anos, a partir da classificação livre das obras audiovisuais. As sessões também vão destacar curtas da recente produção audiovisual paraense”, diz Lorenna Montenegro, convidada do projeto para realizar a curadoria.

Crítica de cinema, curadora, roteirista, jornalista cultural e professora de roteiro na Academia Internacional de Cinema (AIC), Lorenna integra o Coletivo Elviras, a ABRA (Associação Brasileira dos Roteiristas Autores) e a Abraccine. Ela ressalta a relevância da iniciativa.

“Fico contente de ter podido pensar, junto à equipe de programação, como ampliar o acesso ao nosso cinema e exercitar a democratização da exibição com 15 filmes tão plurais e diferentes entre si, com sotaques, temáticas e histórias diversas que espero que o público de Belém aprecie”, complementa.

Primeira Sessão – Praça da Bandeira

Neste sábado, 15 de junho, a primeira sessão, na Praça da Bandeira, traz os filmes paraenses: “Contos Mirabolantes”, de Andrei Miralha e Petrônio Medeiros, uma animação de aventura na floresta Amazônica que destaca a contação de histórias no universo criativo da menina Maria Estrela, e “Cabana”, de Adriana de Faria, uma ficção experimental sobre duas mulheres sobreviventes na época da Revolução Cabana.

O público também poderá conferir os curtas paulistas: “Mutirão, O Filme”, de Lincoln Péricles, que aborda o olhar de uma criança sobre fotos antigas da construção do seu bairro e a luta popular pela moradia, com papel determinante das mulheres.

Também estará em cartaz “Os Muitos Mundos de Piero Maria”, de Helena Guerra, com um gatinho cheio de ideias mirabolantes pronto para resgatar seus donos do isolamento social. Para encerrar com humor, será exibida a produção carioca “Escasso”, de Gabriela Gaia Meirelles, uma comédia escrachada e inventiva sobre uma mulher preta que ocupa uma casa abandonada e se assume como dona do local, como se fosse uma reparação histórica.

Pipoca, comidinhas e solidariedade

Além dos filmes, as sessões de cinema ao ar livre vão agregar ações de parceiros do Projeto Circular Campina Cidade Velha. “O envolvimento voluntário desses parceiros tem sido muito interessante, muitos abraçaram o projeto, o que dá ainda mais sentido a tudo”, complementa Adelaide.

É o caso do MPE – Mulheres Por Elas, movimento que, durante a exibição dos curtas-metragens na Praça da Bandeira, estará recebendo doações de roupas, desodorantes e shampoos para a ONG, que trabalha com mulheres em situação de vulnerabilidade e entrega kits de higiene para as que estão em situação de rua pela capital paraense.

A primeira mostra do Circulando também contará com distribuição de pipoca, mingau (Dona Ray) e arroz com galinha preparados pelo chef de cozinha Rubão. “Será um prazer participar desta ação com minhas comidinhas. O Circulando Cinema é uma iniciativa que só tende a enriquecer a cultura e, ao mesmo tempo, trazer entretenimento de qualidade à população”, diz ele, que é também um dos parceiros mais ativos na rede do projeto Circular.

Bate-papo nas próximas sessões

Além da exibição de filmes, para o entretenimento de todos, o projeto também faz um convite à reflexão e propõe, antes das exibições que serão realizadas no Boulevard da Gastronomia, um bate-papo sobre “Produção Audiovisual na Amazônia”, com o premiado Fernando Segtowick, diretor de vários filmes paraenses, entre eles o documentário “O Reflexo do Lago”, que estreou na Mostra Panorama do Festival de Berlim, em 2020.

Já na Praça do Carmo, dia 29, a programação vai iniciar com o bate-papo “A importância do audiovisual para o patrimônio e na formação das memórias e identidades humanas”, com Cláudia Melo, Pesquisadora e professora-adjunta do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (PPGArtes/UFPA) e que atua nas áreas da Arte, Comunicação e Patrimônio, com ênfase em teoria e estética do Cinema e do Audiovisual, Culturas e Memórias, Gênero e Sexualidade.

Programação

DIA 15 DE JUNHO – PRAÇA DA BANDEIRA

18h

  • Contos Mirabolantes – (Dir. Andrei Miralha e Petronio Medeiros, PA, Animação – 8 min.)

  • Cabana – (Dir. Adriana de Faria, PA, Animação – Live Action – 15 min.)

  • Mutirão, O Filme – (Lincoln Péricles, SP, Documentário – 10 min.

  • Escasso (Dir. Gabriela Gaia Meirelles, RJ, Live Action – 16 min.)

  • Os Muitos Mundos de Piero Maria (Dir. Helena Guerra, SP, Animação – 17 min.)

DIA 22 DE JUNHO – BOULEVARD GASTRONOMIA

18h – Bate papo Fernando Segtowick

  • Ciranda Feiticeira – (Dir. Lula Gonzaga, Tiago Delácio, PE, Animação – 8 min.)

  • Benzedeira (Dir. San Marcelo e Pedro Olaia, Live Action – PA, 15 min.)

  • Garotos Ingleses (Marcus Curvelo, BA, Documentário – 15 min.)

  • SolMataLua (Dir. Rodrigo Ribeiro Andrade, SC, Documentário – 15 min.)

  • Meu nome é Maalum (Dir. Luísa Copetti, RJ, Animação, 7min39seg)

DIA 29 – PRAÇA DO CARMO

18h – Bate Papo Cláudia Melo

  • Aurora, A Rua Que Queria Ser Rio – (Dir. Radhi Meron, SP, Animação – 10 min.)

  • Hospital de Brinquedos (Dir. Georgina de Castro, CE, Infanto Juvenil – 13 min)

  • Big Bang (Dir. Carlos Segundo e Cristiano Barbosa, MG/França, Live Action  – 14 min.)

  • O Barco e o Rio (Dir. Bernardo Ale Abinader, AM, Live Action  – 17 min.)

  • Bença – (Dir. Mano Cappu, SP, Documentário – 15 min.)

Ficha Técnica

Equipe

Adelaide Oliveira – Coordenação e Produção Executiva

Lorenna Montenegro – Curadoria

Luci Azevedo – Coordenação de Produção

Nielson Bargas e Andrea Rezende – Produção

Vivian Araújo – Assistente de Produção

Luciana Medeiros – Comunicação

Márcio Alvarenga – Designer

Cláudio Ferreira – Fotógrafo e Coordenador Financeiro

Convidados

Felipe Cortez (Oficina Documentário e Memória)

Cláudia Melo (Bate Papo)

Fernando Segtowick (Bate Papo)

Projeção e Som

MM Produções

Serviço

Circulando Cinema. Realização da Associação Circular e Projeto Circular Campina Cidade Velha, com apoio do Edital de Cinema de Rua da Lei Paulo Gustavo/Secult-Pa. Dias 15 (Praça da Bandeira), 22 (Boulevard da Gastronomia) e 29 de junho (Praça do Carmo), sempre a partir das 18h. Entrada gratuita.

3fbbcb_87cf516e26f441d8b9e81816be51f60d~mv2

Circular realiza edição para ficar em casa

4 anos atrás

02dc69_539d2c84d2494cf7ae3027b5290935d9~mv2

44a edição do Circular

1 ano atrás

Vila Prana, ocupa rua no Reduto Foto: Cláudio Ferreira

Circular movimenta o domingo no centro histórico

2 anos atrás

contos mirabolantes-2024

Circulando Cinema traz sessões gratuitas ao ar livre

4 semanas atrás

3fbbcb_5ec4bdfc98d64ae4ae098471d462aadb~mv2

Da Tribu: sustentabilidade e ações coletivas

4 anos atrás

3fbbcb_e244bdfb7b874621a0b5bff35a6d2b6e~mv2

Conteúdos digitais na primeira edição on-line

4 anos atrás

Assine nossa news e receba todas as novidades sobre o Projeto Circular