A Revista Circular #7 já pode ser acessada pelo endereço https://issuu.com/projetocircular. A nova edição, publicada nesta quarta-feira, 29 de julho, foi produzida a distância, com fotos nossas, de arquivo, e também do acervo dos entrevistados, com quem falamos pelos meios digitais, sobre o mundo antes, durante e pós pandemia. Falamos com os artistas visuais Flavya Mutran, Galvanda Galvão e Emmanuel Nassar, além do poeta e designer gráfico, André Vallias, sobre a arte e suas novas plataformas de mercado e criação.
“O público também vai conferir um papo descontraído com o escritor Edyr Proença que narra como ninguém uma Belém, às vezes invisível, outras visível até demais.”
Os fluxos urbanos pós pandemia também foram temas de conversas com a editora Andrea Sanjad, que já vinha participando das edições presenciais do projeto Circular, realizando rodas de conversas que tinham como centro de discussão a cidade e os processos culturais. Nesta reportagem, falam ainda José Júlio Lima, professor e coordenador do programa de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da UFPa e com Raul Ventura Neto e Juliano Ximenes Pontes, também professores da FAU-UFPa. E ouvimos a opinião da arquiteta Roberta Rodrigues e de Paulo Afonso dos Santos, da União Nacional por Moradia Popular do Pará, ambos integrantes do o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CDU).
Em outra pauta verificamos como os Museus estão se reinventando, levando em consideração que, desde 2018, uma discussão vem aumentando e abrindo as ideias no meio da museologia, em busca de um espaço mais interativo e participativo na vida das pessoas. Nossa reportagem conversou com professor do curso na UFPA, Tadeu Costa, com a Maria Emília Sales, coordenadora de Comunicação e Extensão do Museu Emílio Goeldi, com a diretora do MEP, Cássia da Rosa e com o diretor do SIM, com o artista plástico e professor, Armando Sobral, e com Janice Lima, professora e doutoranda de Artes e Comunicação.
O público também vai conferir um papo descontraído com o escritor Edyr Proença que narra como ninguém uma Belém, às vezes invisível, outras visível até demais. Como ele encontra seus personagens e lida com eles no dia a dia da escrita? O autor do recém lançado Belém Hell, contabiliza na carreira, prêmios e aplausos da crítica brasileira. Dois de seus livros serão adaptados para o cinema. Outros já foram publicados na França.
A literatura também se destaca nesta edição, com uma crônica inédita, feita especialmente para a revista, da escritora Monique Malcher, paraense que acaba de lançar seu primeiro livro de crônicas “Flor de gume”, e que vem encantando as páginas literárias da imprensa no Brasil. A autora representa a literatura paraense em um novo ciclo de escritoras no país!
Por fim, trouxemos num ensaio fotográfico especial, as imagens vistas pela retina de quem passou a ver o mundo através da janela, seja de casa ou do computador. Paula Sampaio, Jorane Castro, Izabela Leal, Lázaro Magalhães, Hellen Pompeu e Andrea Sanjad nos brindam com retratos do cotidiano e da natureza em meio a pandemia. Espero que vocês curtam a revista, divulguem e compartilhem.
Expediente
Reportagem
- Wanderson Lobato
- Natalia Mello
Revisão
- Lea Fernandes
Edição
- Luciana Medeiros
Projeto Gráfico e Arte
- Márcio Alvarenga
Fotografia
- Otávio Henriques
- Cláudio Ferreira
Colaborações
Conselho Editorial
- Maria Dorotea Lima
- Regina Alves
- Makiko Akao
Contato: circular.comunica@gmail.com
Atualizado: 7 de jun. de 2021